CREDISIS CREDIARI

EXPOBUR 2024

Buritis Agora - Notícias de Buritis e região

Após denúncia, fugitivo do presídio de Ariquemes é recapturado em Machadinho, RO

Douglas Rodrigues, de 28 anos, foi encontrado em uma propriedade rural, no distrito de 5° BEC, no domingo (14). Douglas e outros cinco presos fugiram do presídio no dia 5 de julho.

BuritisAgora

15/07/2019 20h56 - atualizado em 15/07/2019 20h57

Douglas Rodrigues foi recapturado em um propriedade rural de 5° BEC — Foto: Machadinho Online/Reprodução

O detento Douglas Rodrigues da Silva, de 28 anos, um dos seis presos que fugiram, no início do mês, do Centro de Ressocialização de Ariquemes(RO), no Vale do Jamari, foi recapturado no último domingo (14), pela Polícia Militar (PM), em uma propriedade rural no distrito de 5° BEC, em Machadinho D’Oeste (RO), a cerca de 125 quilômetros da unidade prisional.
Conforme a PM, o detento foi recapturado depois dos policiais receberem uma denúncia anônima sobre a localização do fugitivo. Após a informação, guarnições policiais de 5° BEC e Ariquemes montaram uma operação na área informada e conseguiram encontrar Douglas.

No imóvel onde o fugitivo estava escondido, a PM também apreendeu uma espingarda e oito munições. Após ser preso, Douglas foi encaminhado até a Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) de Ariquemes e posteriormente reencaminhado ao Centro de Ressocialização do município.

 
Espingarda e munições foram apreendidas no imóvel onde o fugitivo estava escondido — Foto: Machadinho Online/Reprodução
Espingarda e munições foram apreendidas no imóvel onde o fugitivo estava escondido — Foto: Machadinho Online/Reprodução
 

Os outros cinco presos que fugiram da unidade, na 11ª fuga, registrada no dia 5 de julho, ainda não foram recapturados.

 

A fuga

 

 
Presos serraram grades da cela B-21 e fugiram do presídio de Ariquemes, no dia 5 de julho.  — Foto: Arquivo PessoalPresos serraram grades da cela B-21 e fugiram do presídio de Ariquemes, no dia 5 de julho.  — Foto: Arquivo Pessoal

Presos serraram grades da cela B-21 e fugiram do presídio de Ariquemes, no dia 5 de julho. — Foto: Arquivo Pessoal

Douglas Rodrigues e outros cinco detentos fugiram do Centro de Ressocialização de Ariquemes, na madrugada do dia 5 de julho. Segundo os agentes penitenciários, todos os presos cumpriam pena na cela B-21 e conseguiram sair após serraram as grades.

Um vídeo divulgado pela direção do presídio com as imagens do circuito de segurança mostraram o momento em que os sete presos escaparam da cela. A fuga ocorreu por volta das 3h, quando os conseguiram serrar as grades, pularam pelo espaço feito na janela da cela, tiveram acesso ao pátio e correram em direção as grades de proteção da unidade prisional.

 
 
 
 
 
Vídeo mostra 11ª fuga em presídio com mais do dobro de capacidade de presos em RO

 

Os outros seis presos conseguiram pular as grades de proteção e correram em direção a mata. Além de Douglas Rodrigues, também fugiram Alexandro Bispo dos Santos, 22 anos; Emerson da Silva, 28 anos; Roberson Moura Barreto, 30 anos; Rudimarcos Neris Andrade, 36 anos e Thiago Pereira Barros, 30 anos.

O episódio foi a 11ª fuga de presos registrada no novo presídio do município, que foi inaugurado no final de julho de 2017. A construção iniciou em 2008, com previsão de ser entregue em 2010, mas só foi concluída sete anos depois. O custo final da obra ficou em R$ 10 milhões.

O presídio está localizado na Linha C-70, a cerca de 15 quilômetros de Ariquemes. Com capacidade para receber até 230 apenados, a unidade atualmente possui cerca de 500 presos, o que equivale a 217% de superlotação.

ROLIM NET 2024